Por que iniciar o tratamento do diabetes o mais rápido possível?
- Graziela Bastos
- 11 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jan. de 2024
O diabetes é uma doença bastante prevalente: quase 10% dos adultos convivem com ela. Em muitos casos, dizemos que é uma doença “silenciosa”, ou seja, não causa nenhum sintoma, por isso o atraso no diagnóstico é tão comum. Existem pessoas que convivem muitos anos com a doença descompensada e nem sabem da sua existência, o que faz com que o organismo fique exposto à hiperglicemia (“açúcar alto no sangue”) por muito tempo, resultando em danos que podem ser até permanentes.
A hiperglicemia prejudica, principalmente, pequenos e grandes vasos sanguíneos do corpo. Os altos níveis de açúcar fazem com que os rins tenham que filtrar muito sangue, sobrecarregando estes órgãos e levando à perda de proteína pela urina, o que chamamos de microalbuminúria. Em casos mais graves, o paciente pode inclusive precisar de hemodiálise. Os sintomas mais comuns da doença renal são inchaço, fraqueza, dificuldade de concentração, falta de apetite e insônia.
Os vasos sanguíneos da retina também são prejudicados. No início do comprometimento, entretanto, muitas vezes o paciente não apresenta nenhuma diferença na sua visão, por isso é tão importante que ele faça exames de vista periódicos. Dessa forma, conseguimos detectar a alteração no início, quando o prognóstico é bem melhor se tratarmos adequadamente.
Os vasos que irrigam os nervos também sofrem quando ficam expostos à #hiperglicemia. Muitos pacientes podem apresentar dormência e perda de sensibilidade, por exemplo. Além disso, doenças cardiovasculares (como infarto e AVC) também podem acontecer quando não há o controle adequado do diabetes.
Portanto, exames de rotina são fundamentais para conseguirmos diagnosticar a doença e iniciar o tratamento o quanto antes. Quando tratamos adequadamente e acompanhamos com exames periódicos, os pacientes que convivem com #diabetes podem desfrutar de uma ótima qualidade de vida!

Comentários