

Sobrepeso e Obesidade

Obesidade é uma doença crônica que aumenta o risco de várias outras doenças, como hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia e até alguns tipos de câncer! Ela tem sim tratamento e precisa ser encarada com seriedade e respeito.
Diabetes

Quando não tratado de forma adequada, o diabetes pode levar a complicações como infarto, AVC, problemas na retina, alterações nos rins e nos nervos. No contexto atual, contamos com uma grande variedade de medicamentos para diabetes. Eles devem ser escolhidos de forma individualizada para cada paciente, a fim de que possamos extrair o máximo benefício do tratamento medicamentoso!
A pessoa que convive com diabetes pode e deve ter bastante qualidade de vida!
Doenças da Tireoide

A glândula tireoide é responsável pela produção de hormônios importantíssimos ao nosso metabolismo. Precisamos estar com esta produção equilibrada para evitar consequências como fadiga, queda de cabelo, pele ressecada, constipação, irritabilidade, insônia, arritmia e aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Além disso, sabemos que nódulos tireoidianos são bastante comuns e precisam de acompanhamento. Aproximadamente 60% da nossa população apresentará esta condição ao longo da vida!
Alterações do Colesterol

Alterações do colesterol aumentam o risco de doenças cardiovasculares como infarto e AVC! Essas alterações são, em geral, assintomáticas. Por isso é tão importante acompanhar exames laboratoriais com um médico de confiança!
Síndrome dos ovários policísticos

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio poligênico e multifatorial cuja apresentação clínica é influenciada tanto pela suscetibilidade genética quanto pela exposição a fatores de risco ambientais, como o estilo de vida (incluindo dieta inadequada e sedentarismo).
Pacientes com SOP podem apresentar risco aumentado de obesidade, síndrome metabólica, diabetes, alterações do colesterol, infertilidade, abortamento, doenças cardiovasculares, hipertensão e síndrome da apneia obstrutiva do sono! Acompanhar e tratar essa condição melhora bastante a qualidade de vida da mulher.
Osteopenia e Osteoporose

A osteoporose é a doença osteometabólica mais comum na prática clínica, sendo definida por baixa massa óssea associada à deterioração da microarquitetura do osso, o que acarreta aumento do risco de fragilidade e, por consequência, aumento do risco de fraturas!
O comprometimento da massa óssea vai ficando mais prevalente com o passar dos anos (sendo mais comum em idosos), mas existem formas de lentificar essa progressão, além de tratamentos bastante eficazes que previnem complicações!
Síndrome pré-menstrual

A síndrome pré-menstrual dura aproximadamente 7 dias, com piora nos 2 últimos dias antes da menstruação. 85% das mulheres apresentam pelo menos sintomas leves em alguma fase da vida, enquanto 30 a 40% delas apresentam sintomas moderados a graves. Esse período pode afetar diretamente a qualidade de vida da mulher!
Os sintomas ocorrem principalmente devido ao aumento dos níveis de progesterona. Alguns deles são: insônia, fadiga, baixa qualidade do sono, dor nas mamas, edema, irritabilidade (a famosa “TPM”), dor de cabeça e dor no corpo. Há estratégias nutrológicas e até farmacológicas que podem ajudar as mulheres que sofrem com esse problema!
Terapia hormonal da menopausa

A menopausa é um evento inexorável na vida da mulher. A prevalência de sintomas relacionados a essa fase é alta e pode comprometer bastante a qualidade de vida.
A “terapia hormonal da menopausa” (TH) ou “reposição hormonal da menopausa” pode trazer inúmeros benefícios quando bem indicada, como melhora dos sintomas vasomotores (fogachos ou “calorões” da menopausa); prevenção de fraturas osteoporóticas; prevenção e tratamento da síndrome geniturinária da menopausa (incontinência urinária, ressecamento vaginal, dor na relação sexual, infecções de repetição); melhora do humor e do sono; melhora da composição corporal, com redução do acúmulo de gordura na região abdominal e redução do risco de diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
Diabetes gestacional

O diabetes mellitus gestacional (DMG) é uma intolerância aos carboidratos que se inicia durante a gestação. Ocorre em 3 a 25% das gestantes, sendo o problema metabólico mais comum dessa fase.
O acompanhamento das gestantes com DMG deve ser bastante cuidadoso e individualizado, para evitar a ocorrência de eventos adversos tanto para a mãe quanto para o bebê.
Alterações hormonais na gestação

Gerar uma vida é uma grande dádiva! Estar com o organismo em equilíbrio é fundamental para o adequado desenvolvimento do bebê. Neste período, o organismo materno se comporta de maneira peculiar e somente um profissional capacitado pode fornecer a segurança e o cuidado necessários. Conte conosco!
Acompanhamento pré e pós cirurgia bariátrica

Quando bem indicada, a cirurgia bariátrica é um tratamento bastante eficaz para a obesidade. O acompanhamento pré e pós cirurgia se faz necessário para garantir que o organismo da pessoa esteja sempre em equilíbrio e com um bom aporte de nutrientes e vitaminas.
O Endocrinologista pode te ajudar a ter mais saúde e qualidade de vida durante todo o processo!
Alterações hormonais em geral

Hormônios são substâncias importantíssimas para as atividades biológicas do corpo, como crescimento, desenvolvimento e equilíbrio interno. Eles são responsáveis pelo nosso metabolismo!
Estar com os hormônios em equilíbrio contribui para a melhora da disposição, do sono, do hábito intestinal, do humor, além de melhorar o funcionamento dos nossos órgãos e sistemas. O médico Endocrinologista é especialista em hormônios e pode te ajudar na manutenção dos níveis hormonais adequados.


TEM DÚVIDAS OU
Precisa de Ajuda?
Clique no botão abaixo e fale conosco.
Nós daremos o suporte de que você precisa!
